Versão Portuguesa
Como funciona a criptomoeda bitcoin

Como funciona a criptomoeda bitcoin

Qual é a vantagem de um sistema de pagamentos descentralizado?

Uma transação é uma transferência de valor entre carteiras Bitcoin que é incluída na block chain. Carteiras Bitcoin mantém uma informação secreta chamada chave privada ou semente, que é usada para assinar transações, fornecendo uma prova matemática provando que elas vieram do dono da carteira. A assinatura também previne que a transação seja alterada por qualquer um depois de emitida. Todas as transações são divulgadas entre os usuários e normalmente começam a ser confirmadas pela rede nos próximos 10 minutos, através de um processo chamado mineração. Como funciona a criptomoeda bitcoin Nos últimos anos, o Bitcoin tem sido visto como uma forma de investimento, com muitos investidores comprando e vendendo Bitcoins como um ativo financeiro, além de utilizá-lo para realizar transações comerciais. Neste conteúdo, vamos explicar melhor como funciona este mercado tão potente e volátil. Vamos lá?
Bitcoins como funciona no Brasil

Bitcoins como funciona no Brasil

Abra sua conta com taxa zero e comece a investir em Bitcoin com apenas R$ 1. Como comprar Bitcoins? O Bitcoin é uma criptomoeda bem popular que continua a crescer com o passar do tempo. Hoje, é possível comprar diversos produtos e serviços, e até mesmo pagar por boletos com essa moeda, mas também existe a possibilidade de ser pago com ela por trabalhos específicos.

Crise financeira nos EUA e o Bitcoin

Por serem moedas criptografadas, foram batizadas de criptomoedas, sendo o Bitcoin a mais popular entre elas. Ethereum, Ripple e Zcash são outros exemplos disponíveis para transação. Como funciona o bitcoin? Nesse contexto, o Bitcoin se diferencia, pois é uma moeda que não possui nenhuma relação com governos ou instituições. O valor da moeda BTC é definido somente pelo mercado (quanto mais pessoas se interessam pela moeda, mais o preço sobe, e vice-versa, seguindo a lei econômica de oferta e demanda). Ninguém pode criar mais bitcoins de acordo com sua própria vontade como fazem os governos. A quantidade de Bitcoins em circulação segue um código de programação conhecido por todos, que não pode ser alterado. Ou seja, é o retorno do conceito de livre mercado para uma moeda na economia, sem crescimentos artificiais, sem manipulação, sem políticas envolvidas.

Simbolo bitcoin

Criado em 2009 por um ou mais programadores, conhecidos apenas pelo pseudônimo de Satoshi Nakamoto, o bitcoin tinha o objetivo de descomplicar as negociações na internet. E é assim mesmo que elas acontecem: diretamente entre as duas partes envolvidas, sem a necessidade de intermediação de terceiros, como bancos, por exemplo.   Para que servem as criptomoedas?  É uma espécie de grande “livro contábil” que registra vários tipos de transações e possui seus registros espalhados por vários computadores. No caso das moedas criptografadas, como o bitcoin, esse livro registra o envio e recebimento de valores. Para facilitar, pode-se fazer a seguinte analogia: as "páginas" desse "livro contábil" estão armazenadas em várias "bibliotecas" espalhadas pelo mundo; por isso, apagar o conhecimento presente nele é uma árdua tarefa.

Home